A culpa da falta de água em Feira é do crescimento da cidade e não da Embasa, diz Zé Neto

 

Luiz Santos

Em entrevista concedida após sessão da  Câmara de Vereadores de Feira de Santana na sexta (27), que concedeu o título de Cidadão Feirense ao secretário de Comunicação do Estado, André Curvello, questionamos o deputado federal Zé Neto (PT) a respeito das ínúmeras queixas da população feirense a respeito do abastecimento de água no município. Zé Neto afirmou que as providências estão sendo adotadas para solucionar a questão, mas que o problema foi causado pelo grande crescimento do município, que segundo ele, foi ocasionado pelas gestões petistas. Claro que também, aproveitamos a oportunidade para falar sobre política, como a possbilidade da presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB), ser a a sua vice em 2024.

"Não conversei nada de vice, sou apenas pré-candidato do PT, tem vários partidos que precisam ser conversados para saber se teremos um, dois candidatos e como será, quem vai fazer isso é o governador Jerônimo Rodrigues (PT), tem conversas que são aqui, outras em Salvador e em Brasília-DF, tudo isso está sendo conversado. Sobre a questão da água em Feira, estamos fazendo a nossa parte, 52 mil casas foram construídas em Feira pelos governo Lula (PT) e Dilma Roussef (PT), muitas entregues há dois anos, por que o projeto ficou pronto, mas demoraram a entregar, só que atualmente foram entregues e estão funcionando, além disso, essas casas foram construídas por empresas de Feira, que se capitalizaram e construíram casas particulares, são 115 mil unidades em menos de 8 anos, não só as casas foram entregues, mas o comércio, a escola, o salão, açougue, a padaria. Lembremos como era a Mangabeira ou o Papagaio? Estamos pagando um preço caro de um processo de crescimento de Feira que foi gerado pelo nosso governo, com mais de R$ 3,4 milhões em investimentos só em habitação, isso sobrecarregou o sistema de abastecimento de água, já está sendo feita uma adutora passando por fora de parte da Mangabeira e do Papagaio, por que a água vai até ali e não tem mais pressão para chegar nos distritos da região norte, estamos trabalhando nisso, estamos contratando mais caminhões pipa, a obra está orçada em R$ 400 milhões e não é de uma hora para outra que ficará pronta. Feira de Santana atualmente possui 15 vezes mais reservatórios de água do que no início do nosso governo, os grandes tanques no bairro Campo Limpo, no Tomba e na Santa Mônica 2, são feitos nossos, apenas com esses são 56 milhões de litros cúbicos a mais, mas ainda assim, a cidade cresceu demais na habitação, estamos em conversação com o presidente da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) Leonardo Goes Silva, afirmando que as obras não serão em sequência, mas em paralelo, ampliaremos o investimento, obra será acelerada para que seja entregue se possível até o meio de 2024, obra que vai tirar Feira de 1.500 para 3 mil litros por segundo. A maior obra da história dos governos anteriores ao nosso, foi a construção da adutora de Pedra do Cavalo Feira, que terá sua capacidade dobrada. Agradeço ao governador, ao presidente da Embasa e a Raimundo Neto que faz um bom trabalho, é isso que estamos fazendo, trabalhando no dia a dia, correndo o trecho, lá na frente veremos o resultado, por enquanto, esse puxa estica da política não quero me meter, o governador está ciente de tudo que acontece, ele será nosso coordenador, não só em Feira, mas nas grandes cidades da Bahia".

Atuação de Rui Costa e Jaques Wagner (PT) na campanha 

"Ajudando em Brasília a trazer os investimentos que precisamos, pedimos o Campus da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo), a perimetral norte, mais Minha Casa Minha Vida, queremos mais investimentos na cidade, é nisso que Vagner e Rui ajudarão em Brasília junto com o Lula, aqui o governador,  estamos aguardando a autorização definitiva para o começo das obras do Centro de Convenções, os galpões estão sendo montados, estamos conversando com o município para que façam a parte deles, essa semana conversei com a empresa e está tudo sobre controle, vamos investir em outras obras, estamos terminando a duplicação da BA Feira - São Gonçalo dos Campos, fizemos um binário por trás do Terminal de Transbordo para melhorar o acesso, estamos trabalhando também fortemente nos distritos, em Bomfim de Feira reclamaram da ondulação da estrada, que está sendo resolvida, a empresa está no local, isso foi causado por problema em um dos equipamentos, nada com o terreno, Jaguara já está perto de entregar, em Tiquaruçu também estradas importantes, e agora esses investimentos de fornecimento de água. Na educação, será anunciada em breve a licitação para a construção da escola da Matinha, serão entregues em Feira mais duas escolas de tempo integral, temos 16 escolas com quadra coberta e laboratório, com toda intervenção na parte estrutural das escolas que estão sendo entregues". concluiu.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem