Seis vereadores votaram contra mudança de nome de escola municipal em Feira, Saiba porque

Foto: Elias Lúcio

Texto: Hely Beltrão

Reportagem: Elias Lúcio

Ocorreu na manhã desta quarta (18) na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, a votação do projeto de lei que muda o nome da Escola Municipal Ruy Nunes de Cerqueira, no distrito de Maria Quitéria em Feira de Santana para Antônio Júlio da Silva. A escola foi inaugurada pelo então prefeito José Falcão e recebeu o nome de Rui em homenagem aos pais dos dois irmãos – Edgar e Alberto Nunes – que teriam influenciado o Prefeito a construir o prédio escolar, erguida em terreno doado por Antônio Júlio da Silva que agora se torna o nome da Escola, a pedido de familiares do mesmo e pessoas da comunidade.

O projeto é de proposição do vereador Paulão do Caldeirão (PSC). Dos 21 vereadores, 6 votaram contra, a exemplo do vereador professor Ivamberg (PT), que explicou ao Tô Por Cá o motivo do seu voto contrário.

"O projeto trouxe a mudança do nome da escola de Rui Nunes para Sr. Antônio, como disse ontem, não sou contrário até homenagem ao Sr. Antônio, ontem estávamos aqui com as famílias de Rui Nunes e a família de Sr. Antônio, há 39 anos a escola se chama Rui Nunes, com sua história, alunos e professores que passaram por lá, uma escola que estava aos escombros, a comunidade lutou, me procurou, lutamos junto à Secretaria de Educação e conseguimos a reforma dessa escola. Agora e escola está bonita e a família do Sr. Antônio que doou o terreno, segundo Paulão do Caldeirão, foi procurado para trocar o nome, eu e seis vereadores foram contrários, porque entendo que homenagem dada não se tira, a homenagem tem que continuar, uma escola 39 anos com o nome de Rui Nunes, agora vai mudar de nome, as pessoas que estudaram e por lá passaram? Pode até mudar o nome, mas a história do Rui Nunes continuará com as pessoas que lá estudaram, espero  que o prefeito não sancione essa lei, que a comunidade está contra isso, em momento algum o vereador ouviu a comunidade, apenas quatro familiares de seu Antônio, e mesmo que o prefeito sancione, a ideia é a comunidade judicializar isso".

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem