Novembro Roxo - Mês de prevenção a pre maturidade

Foto: Andrews Pedra Branca 

Reportagem: Elias Lúcio e Hely Beltrão

Em entrevista ao Tô Por Cá, a presidente da FHFS (Fundação Hospitalar de Feira de Santana) Gilberte Lucas, no Novembro Roxo, mês de prevenção a pre maturidade, chamou atenção para o número de nascidos prematuros em Feira de Santana, sendo 489 somente em 2023.

"É uma campanha importante onde reforçamos as ações de prevenção a prematuridade, 17 de novembro é o dia mundial da prematuridade. Atualmente a Fundação tem a gestão do Hospital da Mulher, com uma taxa de 7% de bebês que nascem prematuros, em 2023 foram 489 bebês que nasceram prematuros, e esses bebês precisam de uma assistência multiprofissional, não só do parto e internamento, mas no pós parto, uma vez que acompanhamos esses bebês durante os dois primeiros anos de vida, nesta ação reforçamos a importância das informações para prevenção". 

Ainda segundo ela, de cada três bebês prematuros, um morre.

"São várias situações, temos bebês que nascem prematuros extremos, aqueles bebês abaixo de 26 semanas, desses, de 3, 1 vai a óbito quando é muito pequeno, com 600 gramas por exemplo, por isso, é necessário dar essa assistência e reforçar as ações para prevenir o parto prematuro, porque não é só a questão do óbito, mas também as sequelas que esse bebê prematuro terá durante a vida".

Novembro Azul

"Até o dia 30 de novembro estaremos com as atividades em andamento, atendemos em média 2 mil homens, tanto na realização do PSA (Antígeno Prostático Específico), como ultrassom de próstata. No sábado (25), teremos atendimento no ambulatório, no complexo materno infantil, com clínico e exames de laboratório específico para os colaboradores do Hospital da Mulher".

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem