Balanço Carnaval 2024: 12 milhões de pessoas nos circuitos da festa

 

Crédito da Imagem: Elias Lúcio

Reportagem: Hely Beltrão e Elias Lúcio

O governador do Estado da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) e sua equipe de secretários se reuniram na tarde desta quarta (14) para divulgar o balanço das ações realizadas pelo Estado. Estiveram presentes, além do governador, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, o comandante Geral da PM, Coronel Paulo Coutinho, o comandante do CPRL Leste, o coronel Antônio Nascimento Lopes, a delegada chefe da Polícia Civil, Heloísa Brito, secretário de Turismo Maurício Bacelar, secretária de Saúde Roberta Santana, entre outros.

Em entrevista concedida ao Tô Por Cá, Jerônimo disse que este foi o maior Carnaval de todos os tempos e exaltou o trabalho de todos os secretários.

"Esse foi o maior Carnaval de todos os tempos, medimos isso desde a Lavagem do Bonfim, Itapuã, Iemanjá, esses eventos já foram uma fotografia, atuamos com planejamento, todas as nossas ações foram planejadas, na Segurança Pública, Saúde, nos cuidados com os trabalhadores do dia a dia do circuito, encontramos um desafio, que foi justamente a quantidade de pessoas, isso foi bom, porque tivemos em todo o Estado, 3 milhões de visitantes de fora. Aqui nos circuitos, segundo nossos equipamentos, chegamos a 11 milhões de pessoas, número que pode variar para 12  milhões com o arrastão, vimos que os circuitos não estão dando conta. Tivemos que fechar o Pelourinho, por conta da quantidade de pessoas, também na praça Castro Alves os Bombeiros recomendaram o fechamento, vimos o que aconteceu na Ondina e na Barra, então, temos sim, de forma planejada, pensar a abertura de outro circuito para garantir a segurança e o brilho da festa".

Secretário de Segurança Pública Marcelo Werner



"Carnaval de muito trabalho, acompanhamento diário de toda a rotina, chegamos ao final da festa com saldo positivo, maior Carnaval de todos os tempos, 37 mil policiais e bombeiros nas ruas, muita tecnologia, 36 pessoas alcançadas pelo reconhecimento facial, mais de 7.500 materiais entre facas e tesouras apreendidos nos 43 portais, os cães aprendendo drogas também, tivemos um número elevado de pessoas detidas ao longo dos circuitos, ou seja, um trabalho bem feito, minucioso, planejamento robusto para a nossa operação do Carnaval".


Delegada Chefe da Polícia Civil, Heloísa Brito



"Para nós da Polícia Civil e a Segurança Pública de um modo geral foi um sucesso, tivemos o Carnaval mais cheio de todos os tempos e mesmo assim, graças ao trabalho de todas as forças de segurança, sob a coordenação do secretário Marcelo Werner, tivemos a redução dos principais índices, isso reflete o investimento do Governo do Estado e a preocupação com a segurança durante esse evento e ao final apresentamos uma redução de mais de 20% nos crimes de roubo, não tivemos crimes contra a vida, redução da tentativa de homicídio, mostrando que o nosso planejamento foi eficaz".


Coronel Antônio do Nascimento Lopes, Comandante CPRL Feira de Santana



"Tivemos uma boa experiência, atuamos no circuito Barra/Ondina, onde comandei na sexta (9), domingo (11), segunda (12) e na terça (13) Foi um Carnaval tranquilo, trouxemos o CPRL 660 homens por dia para reforçar o policiamento da capital". 


Secretário de Turismo Maurício Bacelar



"Nesta quarta (14) o governador Jerônimo Rodrigues reuniu a equipe do Governo do Estado que trabalha no fortalecimento, na promoção e no desenvolvimento do Carnaval, para comemorar os números virtuosos do Carnaval da Bahia. Podemos assegurar, conforme os números captados pela Secretaria de Turismo, junto aos órgãos afins da atividade turística, pelo incremento do número de voos nos aeroportos da Bahia, navios de cruzeiros marítimos em nossos portos, a movimentação nas praças de pedágio e nas rodoviárias do Estado, que chegaram à Bahia, 3 milhões de visitantes de fora do Estado, que injetaram em nossa economia algo em torno de R$ 6 bilhões e 600 milhões de reais, isto se soma a movimentação interna que nós temos de moradores de uma zona turística que se deslocam para outra na intenção de curtir o Carnaval ou também fazer o que chamamos de turismo do Ócio, que são aqueles que aproveitam o período da folia para descansar, recarregar as suas baterias para o dia a dia do ano".


Secretária de Saúde Roberta Santana


"A saúde foi bem, comemoramos os números, tivemos um número reduzido, se compararmos a quantidade de foliões, de 11 milhões de foliões, tivemos apenas 127 ocorrências de média complexidade, mas sem nenhuma morte e gravidade, isso mostra a força do trabalho integrado, entre a segurança pública, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) órgãos do município e do Estado para que possamos ter uma festa de paz. Agora, fazemos um grande chamado para a vacinação, há muitos vírus circulando, sabemos disso, agora é trabalhar com a prevenção para que não tenhamos efeitos negativos pós Carnaval".


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem