Desde o ataque à Ucrânia, há dois anos, a liderança da Igreja Ortodoxa Russa tem apoiado a política de guerra do Kremlin sem quaisquer restrições. Mas agora elevou significativamente seu tom ideológico. Um documento apresentado na semana passada pelo Patriarca de Moscou, Cirilo I , declara, pela primeira vez, a campanha contra a Ucrânia uma “guerra santa”.
O documento nega o fato de Moscou travar uma guerra ilegal de agressão e transfigura-a na “luta pela libertação” dos russos. A retórica do documento é dirigido contra o “regime criminoso em Kiev” e contra o Ocidente, que teria caído no satanismo.
A liderança da Igreja está assim afinando o seu discurso ideológico em sintonia com a liderança política, que também está formulando objetivos de guerra cada vez mais extremos.
O documento aprovado pelo Patriarca Cirilo proclama que não deveria mais haver uma Ucrânia independente. Toda a sua área deve estar sob influência russa.
Ao declarar uma “guerra santa”, a Igreja está entrando num território delicado em vários aspectos.
O regime de Putin costuma evita a palavra “guerra” e, em vez disso, utiliza o termo eufemístico “operação militar especial”. Os nacionalistas há muito que pedem o fim deste disparate retórico e chamam à guerra o que ela é. Sem dúvida, o patriarcado também tem estes círculos em mente. Para não ter problemas com o Kremlin, justifica a escolha do termo e escreve que se trata de uma “guerra santa” do ponto de vista “espiritual e moral”.
Pseudoteologia em tempos de guerra
O patriarca não consegue explicar conclusivamente a que moral serve a morte sem sentido de mais de 100.000 pessoas. Ele argumenta como os ultranacionalistas russos, mas contra todas as provas, que a sobrevivência da Rússia está em jogo.
Além disso, ele segue caminhos teologicamente controversos. Em contraste com o Islã e a ideologia cruzada do papado medieval, a Igreja Ortodoxa não tem o conceito de “guerra santa”. O próprio Cirilo evitou o termo carregado e canonicamente duvidoso no início da campanha russa.
Para dar um manto teológico à subserviência política, o novo documento utiliza diversas vezes a doutrina do Juízo Final, descrevendo o Kremlin como um instrumento da providência divina, como uma força que neutraliza o Anticristo, identificado com o Ocidente.
O novo documento chama-se nakas, que pode ser traduzido como mandamento ou instrução. Este “mandamento” foi apresentado na Catedral de Cristo Salvador, em Moscou, numa reunião do chamado Conselho Mundial do Povo Russo. A instituição, liderada pelo Patriarca Kirill, é um fórum misto de clérigos, políticos e outras personalidades. O financista afiliado à Igreja, Konstantin Malofejew, um notório ultranacionalista, também desempenhou um papel de liderança.
O projeto imperial da Santa Rússia
Segundo este Conselho Mundial, o projeto imperial da “Santa Rússia” não termina na Ucrânia. Por um lado, o documento propaga a “reunificação” do povo russo, o que implica reivindicações territoriais a numerosos estados com minorias de língua russa, incluindo os países bálticos e partes da Ásia Central. Por outro lado, o Patriarcado exige a ancoragem jurídica da doutrina da “Trindade” do povo russo.
Isto significa que russos, ucranianos e bielorrussos fazem parte de um único povo – uma tese cientificamente insustentável, mas que Putin também apoia. A Igreja ignora a contradição de que um bom cristão não pode ver os ucranianos como parte do seu próprio povo e massacrá-los ao mesmo tempo.
Como se isto não fosse suficientemente assustador, o patriarcado também promove utopias sócio-políticas que carecem de qualquer fundamento. O “mandamento” afirma que a Rússia deve alcançar um crescimento populacional dos atuais 144 milhões para 600 milhões de pessoas, promovendo vigorosamente as famílias dentro de cem anos. Ao mesmo tempo, o afluxo de trabalhadores migrantes “culturais estrangeiros” e pouco qualificados deve ser interrompido. A ideia de que massas de refugiados poderiam fluir do perverso Ocidente para a Rússia moralmente superior é uma ideia que também é promovida na televisão estatal sem pestanejar.
A liderança da Igreja Ortodoxa Russa afastou-se da realidade, decaiu moralmente e se tornou um repositório da ilusão ultranacionalista. A sua influência na sociedade é muito limitada. Mas, ao mesmo tempo, o documento da Igreja deixa mais claro do que nunca até que ponto o patriarcado está disposto a ser usado como instrumento para uma política de guerra criminosa.
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