O infarto é fruto de muitos fatores, como hipertensão, diabetes, tabagismo e histórico familiar. O homem possui risco maior, sobretudo a medida que vai envelhecendo, principalmente após os 55 anos.
Maus hábitos contribuem para isso, além do tabagismo, aumento do consumo de drogas entre os jovens e pessoas com idades acima dos 38 a 43 anos em festas e anabolizantes em academias.
Além desses motivos, há também as causas naturais, como doenças de nascimento, mal formação das artérias do coração, que contribui para causar infarto em jovens.
A COVID-19 aumenta a possibilidade de infarto, por ser uma doença inflamatória, contribui sim para desencadear ventos esquêmicos no coração, porém é um acontecimento raro. Por isso, as pessoas que tem um tendência maior a ter infarto devem se vacinar contra a COVID.
Como se prevenir?
Primeiro passo é corrigir os fatores de risco, medir a pressão para saber se é hipertenso, caso positivo, procure se cuidar, medir o nível de colesterol, glicemia e também procurar manter hábitos de vida saudável, evitando o fumo, reduzir o consumo de álcool e não usar drogas.
Postar um comentário