Don Zanoni - "O racismo tem que ser exterminado"


Arcebispo de Feira de Santana Don Zanoni - Foto: Diocese de São Mateus

O Arcebispo de Feira de Santana, Don Zanoni, esteve presente em sessão da Câmara de Vereadores de Feira de Santana na manhã desta quinta (25), onde foi concedido ao Padre Jorge Fontes, o Título de Cidadão Feirense.

Em entrevista ao Tô por Cá News, o Arcebispo elogiou a atuação do Padre Jorge Fontes. O Don Zanoni, que é negro, também condenou os ataques racistas cada vez mais frequentes na sociedade.

A sessão especial da Câmara quando o Padre Jorge Fontes recebe o Título de Cidadão Feirense. Há um elo estreito entre a Câmara Municipal e a Igreja Católica em Feira, porque foi na Igreja Matriz que houve a primeira sessão da Câmara, naquela época dois padres foram os primeiros vereadores e não havia espaço e se realizou na Igreja Matriz. Creio que nessa caminhada, o bem da cidade, não só para os vereadores, mas para todas as forças vivas e o reconhecimento do padre Jorge, esse sergipano que marca presença é pároco em uma das paróquias de Feira de Santana, é responsável pela Caritas Arquidiocesana, tem um serviço muito significativo para o bem não somente dos católicos, mas de toda a comunidade.

TPC - Como homem negro, qual a sua opinião sobre o racismo?

Dom Zanoni - A cada dia se manifesta um ato inaceitável de um racismo que não é tido como algo fora do normal, criminoso, mas como algo razoável e aceito pela sociedade, acontece aqui no Brasil, na Espanha, como a realidade do jogador, mas esse racismo exacerbado, estrutural que permanece e tem que ser reparado e exterminado. Creio que as ações afirmativas, os empenhos, a luta, e, no Brasil fazer com que a igualdade racial seja refletida, aprofundada e toda a proposta de cotas para superar esta situação tão criminosa.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem