Jerônimo Rodrigues cumpre agenda em Retirolândia dando início a ações de combate a seca no Estado

 Reportagem: Elias Lúcio e Hely Beltrão

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve na tarde desta sexta (2) no município de Retirolândia, a 125 km de Feira de para visitar as instalações do galpão de armazenamento do milho, obra voltada para o enfrentamento dos efeitos da seca no estado. O governador também entregou cerca de 30 mil sacas de milho para 25 municípios dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, simbolizando as 212 mil sacas que serão distribuídas para 195 municípios e  autorizou a celebração de convênio com 192 municípios para locação de caminhão pipa.

Em entrevista ao Tô Por Cá, o governador ressaltou a importância de ações como esta para o combate a seca e geração de emprego e renda no Estado.

"Hoje não é uma agenda específica de Retirolândia, escolhemos este município por conta do Consórcio COMSISAL, tendo como presidente o prefeito de Retirolândia Vonte do Merim (PSD), escolhemos aqui para entregar milho. Ainda temos 200 municípios do Estado da Bahia em estado de emergência pela seca, e mesmo que tenha chovido, não foi o suficiente para produzir alimentos, capineira, milho e coisas do tipo, continuaremos com as duas pautas, a da seca e a das enchentes, são 30 municípios que também estão em estado de emergência por excesso de água, nesta sexta (2) vim fazer duas agendas, uma é assinar com o Consórcio recursos para produzir galinhas, dos 20 municípios, 19 receberão recursos para preparar os galinheiros e assim produzir e gerar renda, estamos entregando, que também será enviado para toda a Bahia, mas, escolhemos aqui como simbologia para lançar o programa de entrega de milho para alimentação animal, no sábado (3), agenda em Cotegipe, Vanderlei e Muquém de São Francisco, que estão debaixo d'água, mesmo após as chuvas, as águas não baixaram, trabalhamos muito para fazer entregas de colchões e comida, no sábado (3), estarei nos três municípios me solidarizar, esse tempo inteiro estava do lado das prefeitas, mas amanhã que fiz questão de ir lá para dar um abraço e deixar mais obras e ações de pontes, estradas, assistência e aluguel social para cuidar do povo".

Ida dos secretários à Feira de Santana

"A Bahia é um estado muito rico e muito amplo, temos 8 municípios que estão com os dois decretos, o de seca e o de água,a nossa responsabilidade é essa, na segunda (29), chamei uma reunião virtual com os prefeitos, inclusive o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB) participou, o prefeito de Dário Meira, que fica perto de Ipiaú. Em 2021, este município sofreu uma enchente forte, na época, o então governador Rui Costa anunciou que desenvolveria um  programa e liberou recursos do Desenbahia para as pessoas que perderam tudo. Eles deveriam começar a pagar agora, mas a cidade foi assolada por outra enchente agora, por isso, estarei indo lá para rever a situação, teremos que desviar o rio, não tem como mudar uma cidade do lugar, vamos fazer um investimento junto com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com o desvio do rio e fazer uma nova estrada  para ver se conseguimos deixar aquele povo livre ou com menos risco de toda vez que ocorrer chuva dessa magnitude, ter problemas, também abraço o povo de Feira, porque sei que em muitos bairros a drenagem não acontece e a quantidade de chuva que caiu não tem drenagem que dê conta, por isso, minha secretária de Ação Social e o secretário de Justiça e Direitos Humanos Felipe Freitas, conversei com Colbert, que elencou o que ele precisava e temos que fazer, dar as mãos e deixar a política fica para depois, agora é hora de salvar e ajudar o povo", disse.

Também registramos durante a produção desta reportagem, uma mulher ocupando um espaço, antes exclusivamente masculino. Uma mulher guiando com maestria, o caminhão bi trem com 52.460 toneladas de milho. Ao Tô Por Cá, a carreteira Juliana Caribé conta um pouco de sua história.



"Foi uma preparação de Deus, a empresa me deu a oportunidade e meti as caras. Completarei um ano de empresa em março. Comecei no SINCOL, colocando crédito no cartão de estudante, fui cobradora, fiscal, manobrista e motorista. O gerente da empresa me viu dirigindo um micro ônibus e me fez uma proposta, sendo assim, pedi demissão e hoje estou aqui".

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem