Fabrica de automóveis elétricos BYD implantará centro de tecnologia em Salvador

 

Credito da Imagem: Fernando Vivas

Reportagem: Elias Lúcio

Texto: Hely Beltrão

Durante entrevista coletiva concedida em evento ocorrido no município de Antônio Gonçalves na sexta (18), que faz alusão a centésima visita a municípios desde o início do seu mandato em janeiro deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou a implantação de um centro de tecnologia da fábrica de automóveis elétricos BYD em Salvador. Além disso, comentou sobre as ações do governo do Estado no combate a dengue a Covid 19.

 "Esta semana me reuni com a secretária Estadual de Saúde, Roberta Santana,  porque a dengue, o caso central, é atitude municipal, é na ponta. Não queremos transmitir a responsabilidade para o prefeito. Tivemos semana passada uma reunião com os consórcios de saúde para tirarmos encaminhamentos e ver qual é o papel dos municípios e aquilo que podemos fazer, agente de saúde, a Vigilância Sanitária,  somos parceiros e queremos ajudar. Não sou da área de infectologia, mas rolou ameaças e que a Covid estava voltando, de imediato, chamei a secretaria, que fez um contato com o Ministério da Saúde, e tanto nós, como o Ministério da Saúde se manifestou dizendo que até o momento não há nenhuma recomendação de uso de máscaras.  Quem é gestor, deve ficar atento a isso, olhando caso a caso, como não há recomendação exigida de máscara, apenas para quem tem alguma gripe, algum motivo, aproveito a oportunidade para pedir que as que estão com o esquema vacinal incompleto, se vacinarem. Quem já fez, fica no aguardo, torcendo e trabalhando para que isso não seja real", disse. 

No que se refere a Ford, tem dois elementos,  um, é que ontem na agenda com a BYD recebi a notícia que eu não estava esperando. Uma das coisas que nós combinamos com a BYD, quando viesse se instalar na Bahia em Camaçari, que criasse um ambiente de ciência, pesquisa, como a Ford tem.  A Ford fechou a fábrica em Camaçari, mas temos na Bahia, no Senai Simatec, quase 2 mil funcionários, sendo a inteligência da Ford. A Ford deve ter 5 ou 6 lugares desses no mundo, produzindo inovação dos automóveis e a Bahia é uma delas. Pedimos a ele, que assim como botaram condições isenção de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), IPI (imposto sobre Produtos Industrializados) tudo isso, em contra partida, pedimos que a BYD instalasse na Bahia o Centro de Tecnologia. Ontem, ouvimos da boca do presidente da BYD no Brasil, Tyler Lee, que estava garantido, que será implantado em Salvador, um centro de tecnologia e ciência. Quando a indústria cria qualquer peça, registram a patente. A BYD diariamente registra dez patentes, no mínimo, na China. A criação é veloz, 10 % dos profissionais da BYD são da área de pesquisa", concluiu.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem