Liberação da Maconha: Você é a favor ou contra?


Foto: Polícia Civil/Divulgação 

Reportagem: Elias Lúcio

Texto: Hely Beltrão

Na quarta (25), o STF (Supremo Tribunal Federal) começou a julgar se o porte de maconha para uso pessoal é crime. O placar até o momento é de 5 a 1 a favor da descriminalização, se é possível diferenciar usuário de traficante com base na quantidade de droga encontrada (o placar é de 6 a 0, e já há maioria para definir uma quantidade-limite). O julgamento foi suspenso após um pedido de vista do ministro André Mendonça, que tem até 90 dias para devolver o julgamento ao plenário e emitir seu voto.

Holanda, Uruguai, Paraguai, Jamaica, Portugal, Canadá e mais 34 países, além de 35 estados americanos permitem a posse e uso recreativo da maconha.

O aposentado Durval Santiago de Melo, 58 anos, morador do bairro Cidade Nova, contou ao Blog Tô Por Cá que passou a fazer uso medicinal da maconha após tratamento de um câncer de esôfago.

"Sou aposentado por invalidez pelo Polo Petroquímico de Camaçari, já estava aposentado quando em 2020 fui diagnosticado com câncer de esôfago, para minha surpresa, o câncer já tinha tomado 50% do órgão. Fiz um tratamento de quimioterapia com radioterapia, depois de 6 semanas do final do tratamento, fizemos a cirurgia de retirada do esôfago, deu tudo certo na cirurgia, porém, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) tive dois problemas: um cardíaco, devido à proximidade da cirurgia no coração, uma arritmia cardíaca na UTI e um problema no ventrículo esquerdo do coração, porém graças a Deus, após 5 dias me encontrei curado, sai da UTI para a semi UTI, da semi para o apartamento no Hospital São Rafael e quando estava para receber alta, tive uma trombose e embolia pulmonar, o um óbito quase certo, porém, Deus novamente me recuperou e consegui sair da UTI e em 15 dias recebi alta geral do hospital indo para casa. Durante todo esse processo, além da quimioterapia e imunoterapia, desde o início, uso Cannabis medicinal, extrato, chá, infusão, Cannabis vaporizada, popularmente conhecida como Cannabis fumada", disse.

Durval disse torcer para que o STF legalize, mas enquanto isso não acontece, possui várias autorizações judiciais que lhe permitem utilizar a planta.

"Utilizo Cannabis por indicação médica, tenho autorização da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tenho relatórios médicos atualizados, receita para uso vaporizado e para o extrato, também participamos de duas associações, a ABRACE (Associação Brasileira de Apoio a Cannabis Esperança) que fica na Paraíba e a ÍNDICA, que fica no sul da Bahia. Todos os produtos são feitos por mim na cozinha de minha casa. A associação entrou com habeas corpus preventivo, se Deus permitir, o Supremo Tribunal Federal (STF) dará uma autorização geral, pode vir a legalização da Cannabis, porém, existem várias medidas judiciais de autorização para plantio e uso da Cannabis de forma medicinal e espero que também seja legalizada a forma recreativa, pois é uma planta medicinal e não merece ser tão criminalizada.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem