Voos Feira - Salvador poderão ser cancelados; Entenda

Foto: Elias Lúcio

Texto: Hely Beltrão

Reportagem: Elias Lúcio

Viajar de Feira de Santana para Salvador ficou cada mais rápido e cômodo após a Voe Pass anunciar voos para a Capital. O valor da passagem pode chegar até R$ 100 reais e você não corre o risco de ficar preso em um engarrafamento causado por algum acidente ou obras da concessionária Via Bahia.

Porém, essa comodidade pode estar com os dias contados, pois segundo o diretor técnico e operacional do Aeroporto Governador João Durval Carneiro Rodrigo Siebra, disse ao Blog Tô Por Cá, que a procura está muito abaixo do esperado e por isso não teria viabilidade financeira.

"Atualmente o aeroporto de Feira de Santana possui voos diários, duas empresas aéreas operam no local, temos a Azul Linhas Aéreas, com cinco frequências semanais, que nos ligam a Recife e conexões e a Voe Pass, uma parceria com a Latam, que operam voos para Salvador, duas vezes na semana. O passageiro, pode sair daqui de Feira de Santana e através de conexões ir para qualquer lugar do Brasil ou do mundo". Demanda "Os voos com origem e destino Recife estão consolidados, operam desde dezembro de 2022 com a retomada dos voos comerciais aqui em Feira de Santana, os passageiros já usam com mais frequência, tem uma taxa de ocupação aceitável pelas empresas aéreas e vem mantendo uma boa regularidade, já os voos para Salvador, que iniciaram em julho deste ano, estão com baixa taxa de ocupação e é necessário que haja uma melhora para que possamos manter essas operações com regularidade". Qual percentual mínimo necessário para se ter viabilidade financeira? "Esse percentual de 17% são referentes a dados oficiais do primeiro mês de operação, entre julho ao início de agosto, as informações até o início de setembro ainda não foram divulgadas oficialmente, já percebe-se uma melhora, porém, ainda está abaixo do desejado. Para manutenção dos voos seria razoável um percentual de torno de 50% já é um bom número para se manter esse, aceitável 70% é o que uma empresa aérea trabalha. Esses voos para Salvador estão sendo subsidiados pelo Governo do Estado e uma parceria entre a Latam e Voe Pass para operação desses voos aqui em Feira de Santana, por isso, a lacuna é muito maior no que se refere a esses custos de operação. Existem também, subsídios da administradora do aeroporto que concedeu alguns benefícios para a empresa aérea para que ela operasse em Feira de Santana".


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem