Foto: Elias Lúcio |
Reportagem: Elias Lúcio
Texto: Hely Beltrão
O Hospital da Mulher estará realizando uma triagem para mulheres que tenham interesse em fazer cirurgia de redução de mama. Ao Tô Por Cá, a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, explica quais os critérios e como proceder.
"Vamos realizar a oitava edição, a triagem tem critérios, triagem de mamas gigantes, ou seja, não é simplesmente uma plástica redutora, existem critérios estabelecidos, as pacientes com mais de 4 kg de mama, considerado grau 5, que já tiveram filhos, pois com essa cirurgia a mulher perde a sensibilidade para amamentar, por isso esse critério, uma vez que o hospital é uma unidade amiga da criança, dos passos da amamentação, carência econômica, a equipe do serviço social faz a visita domiciliar, que é a segunda fase, aquelas que foram aprovadas na triagem, avaliadas no sábado (7), às 7h,, pelo médico cirurgião Dr. César Kelly, que ele considera grau 5, a segunda fase é a visita domiciliar que será feita em cima da questão econômica e social dessa paciente e também se é moradora de Feira de Santana, há essa exigência porque é um programa 100% custeado com recursos da Prefeitura de Feira de Santana.
Atenderá quantas mulheres?
"Aquelas que foram aprovadas como grau 5 já receberam a visita da assistente social, algumas não foram localizadas no endereço fornecido, outras deram o endereço que não é de Feira de Santana".
Quem mora em Feira e não foi encontrada?
"Já fomos 3 ou 4 vezes, elas precisam procurar a Fundação Hospitalar para localizarmos o nome para saber o que aconteceu, porque em dezembro já estaremos concluindo todas as cirurgias do grau 5, existem algumas que passaram pela triagem e foram grau 4, e não operamos, somente grau 5", concluiu.
Postar um comentário