Apenas uma empresa está autorizada a comercializar fogos de artifício em Feira

 

Foto: Elias Lúcio

Reportagem: Elias Lúcio e Hely Beltrão

Após operação de fiscalização envolvendo vários órgãos como MPT (Ministério Público do Trabalho), CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Policias Civil e Militar, ocorrida no dia 11 de junho, contra a venda clandestina de fogos de artifício em Feira de Santana, apenas uma empresa atendeu a todos os requisitos estabelecidos e está autorizada a comercializar os produtos juninos no Parque de Exposições João Martins da Silva, a Aladin Fogos de Artifício, que atua no ramo há quase 60 anos.

Ao Tô Por Cá, o secretário municipal de Agricultura, Alexandre Monteiro, deu maiores detalhes de como ocorreu o trâmite.

"Foi liberado pelo Corpo de Bombeiros a instalação de apenas uma empresa que fará a venda de fogos de artifício no Parque de Exposições João Martins da Silva, no local onde funcionava o leilão. As vendas ocorrerão do dia 20 ao 30 de junho, a empresa conseguiu todos os alvarás junto ao Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro e por conta disso, na manhã da segunda (17) recebemos o ofício do Corpo de Bombeiros autorizando a instalação da barraca para comercialização de fogos de artifício no Parque de Exposições".

Como funcionava antes

"Em 2021, existia a necessidade da abertura da Avenida Noide Cerqueira, onde antes eram instalados os barracões. Por conta da construção do Shopping Avenida,os comerciantes de fogos não poderiam permanecer naquele local, por isso, o prefeito fez um decreto, autorizando do dia 21 a 30 de junho de 2021, a instalação dessas barracas no Parque de Exposições que se encontrava fechado por conta da pandemia de Covid 19, sendo estendido este decreto para os anos de 2022 e 23, este ano, assumimos a Secretaria de Agricultura e iniciamos um processo de revitalização e melhoria do Parque, esse galpão que antes os vendedores de fogos se instalavam, houve a necessidade de que saíssem de lá para que fosse feita a reforma e também apresentar um estudo para a comercialização de fogos que pudessem dar segurança aos nosso operários que estão atuando na área do Parque de Exposições. A empresa fez os estudos, apresentaram aos órgãos competentes, que deram a autorização para a comercialização".

Representante da Empresa

A Sra. Laila, diretora da Aladin Fogos de Artifícios, empresa que atua no ramo há 59 anos, deu maiores detalhes.

"A nossa venda é exclusiva porque somos a única empresa em Feira de Santana que tem toda a documentação regularizada dentro dos padrões exigidos pelos decretos estaduais e pela IT 30 do Corpo de Bombeiros, ou seja, somos a única que tem autorização para comercializar fogos de artifício no município dentro do Parque de Exposições, o local mais apropriado para este tipo de comércio".

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem