Circo: Uma arte que resiste ao tempo e a tecnologia

 
Divulgação

Reportagem: Elias Lúcio e Hely Beltrão

Com a evolução tecnológica e o advento da internet várias coisas que antes gozavam de prestígio, precisaram se adaptar para manter o público, uma delas é o circo. Dificilmente, pessoas que tem a partir dos 30 anos, não foram ou não conhecem a magia da arte circense. 

Baseado nisso, fomos ao circo Real Estrelar, que está instalado na Avenida Sérgio Carneiro no bairro Parque Panorama em Feira de Santana e tem previsão de estreia nesta sexta (9). Em entrevista ao Tô Por Cá, o proprietário do circo, Pascoal Joaquim dos Santos Jr., que atua como palhaço Peninha, conta um pouco sobre seu amor pelo circo, onde atua não somente ele, mas toda a sua família, composta por ele, sua esposa, três filhos e sua nora.


" Tenho 50 anos de idade e 50 anos de circo, foi onde nasci, meu pai que me iniciou, sou a segunda geração, meu filho é a terceira e de lá para cá já nasci sendo palhaço, a primeira roupa que me colocaram após nascer, uma fantasia de palhaço. Meu pai, após meu nascimento disse: "pela cara é palhaço". Meu pai também era, foi uma tradição passada de pai para filho".

Ao ser indagado como o circo sobrevive nesses tempos de internet e tecnologia,  Pascoal resumiu em uma palavra: "amor".

"Primeiro tem que amar o que faz, amamos o circo, não é só pelo dinheiro, é muito difícil sair do circo, todo artista circense que está fora, sente saudades, e para nós que estamos dentro,  quando pensamos em parar por conta das dificuldades, não ganha o mesmo dinheiro de antes, pensamos: e a saudade, como fica? 

Esposa Gisele 

"O amor falou mais alto, quando tinha 6 anos de idade, a primeira vez que fui ao circo, amor ao circo e depois ao meu esposo o palhaço peninha. Antes eu fazia teatro, eu era minhoquinha fazia contorção já naquele tempo, depois, fui viver a vida fora do teatro, mas, o amor pela arte falou mais alto e eu voltei. Conheci o meu esposo quando fui trabalhar no circo de sua mãe e fiquei". 


O que faz no circo?


"Sou multiuso, faço de tudo um pouco, entro na magia, no bailado, na lanchonete, bilheteria, em um circo menor, fazemos de tudo um pouco".


O circo Real Estrelar está instalado na Avenida Sérgio Carneiro, no bairro Parque Panorama em Feira de Santana e tem previsão de estreia nesta sexta (9). Valor do ingresso: R$ 10 reais, preço único, crianças não pagarão entrada no dia de estreia, cada adulto, uma criança grátis. Não perca!




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem